• Carregando...
O edital de abertura deverá ser publicado no prazo de seis meses
O edital de abertura deverá ser publicado no prazo de seis meses| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia publicou nesta segunda (13) a Portaria SEDGG/ME n.º 5.348 que autoriza a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil a abrir um novo concurso com a oferta de 699 vagas distribuídas entre as carreiras de auditor-fiscal e analista-tributário, cargos de nível superior com vencimento inicial de R$ 21.487,09 e R$ 12.142,39 respectivamente.

LEIA TAMBÉM: Governo autoriza novo concurso do INSS com mil vagas

O documento também especifica que já está autorizada a redução do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso, que poderá ser de somente dois meses.

Com o certame autorizado, o órgão terá o prazo de seis meses (13 de dezembro de 2022) para constituir a comissão interna responsável pela seleção, contratar uma instituição organizadora para as provas e, por fim, publicar o edital de abertura.

Últimos concursos

O último edital para ingresso na carreira de auditor-fiscal da Receita Federal foi publicado pela Escola de Administração Fazendária - ESAF (organizadora extinta) em 07 de março de 2014 (acesse aqui) com a oferta de 278 vagas que exigiam nível superior em qualquer área de formação. Na ocasião os inscritos foram avaliados através de duas provas objetivas, cada uma com setenta questões de múltipla escolha, além de uma prova discursiva composta de duas questões dissertativas de direito tributário, comércio internacional e legislação aduaneira. As provas objetivas abrangeram as matérias de língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativo, administração geral e pública, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, auditoria, contabilidade geral e avançada, legislação tributária, comércio internacional e legislação aduaneira. Houve, também, posterior sindicância de vida pregressa de caráter somente eliminatório, terceira e última etapa do concurso.

O último edital para ingresso na carreira de analista-tributário da Receita Federal foi publicado pela Escola de Administração Fazendária - ESAF (organizadora extinta) em 06 de julho de 2012 (acesse aqui) com a oferta de 750 vagas para as áreas geral e de informática, ambas com a exigência de nível superior em qualquer área de formação. Na ocasião os inscritos foram avaliados através de duas provas que somaram 135 questões de múltipla escolha, além de prova discursiva composta de uma redação. As provas objetivas abrangeram as matérias de língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativo, direito constitucional, direito administrativo, administração geral e conhecimentos específicos. Houve, também, posterior sindicância de vida pregressa de caráter somente eliminatório, terceira e última etapa do concurso.

Veja aqui os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]